ESTE BLOG TEM A INTENÇÃO DE COMPARTILHAR O CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL ATRAVES DE TEXTOS RELACIONADOS A INFORMATICA NA EDUCAÇÃO, APRESENTAÇÕES DE ATIVIDADES, RELATORIOS DE AULAS, PLANOS DE AULAS, E MUITO MAIS...

BEM VINDOS

domingo, 3 de junho de 2012

Podcast com Léa Fagundes

Você, educador, está pronto para a cultura digital? Léa Fagundes levanta a questão e enfatiza a prioridade desta postura em relação a integração das tecnologias ao currículo.
Nossa série de podcasts de 1 minuto com os participantes do evento começa agora.

http://webcurriculo.wordpress.com/2008/08/09/podcast-com-lea-fagundes/



Segundo Léa Fagundes não é o caso de integrar as tecnologias no currículo e sim integrar a escola na cultura digital diante disso podemos dizer que um novo paradigma surge no horizonte da civilização moderna em decorrência do desenvolvimento tecnológico na informação e na comunicação. As sociedades sentem a urgência de desenvolver programas capazes de promover a necessária inserção e participação ativa nesse mundo que, aos poucos, se descortina e traz a possibilidade de múltiplas conexões, em uma velocidade jamais vista. A escola como instituição integrante e atuante dessa sociedade e desencadeadora do saber sistematizado, não pode ficar fora ou a margem deste dinamismo. Fora da escola, professores e alunos, estão permanentemente em contato com tecnologias cada vez mais avançadas, onde a máquina transforma, modifica e até substitui as tarefas humanas. Eles vivem e atuam nesta realidade como cidadãos participantes, mas não “conseguem” introduzir estas “novidades” dentro da escola, pois necessitam cumprir conteúdos programáticos exigidos. A tecnologia, mais especificamente, o uso do computador, além de renovar o processo ensino-aprendizagem, vai propiciar o desenvolvimento integral do aluno, valorizando o seu lado social, emocional, crítico, imaginário, deixando margens para exploração de novas possibilidades de criação. Portanto, a informática, serve para explorar novas possibilidades pedagógicas e contribuir para uma melhoria do trabalho docente em sala de aula, valorizando o aluno como sujeito do processo educativo. Para tanto é necessário que nós professores cada vez mais nos sintamos íntimos destas tecnologias, e é o que busco constantemente através dos vários cursos nesta área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br