Você, educador, está pronto para a cultura digital? Léa Fagundes
levanta a questão e enfatiza a prioridade desta postura em relação a
integração das tecnologias ao currículo.
Nossa série de podcasts de 1 minuto com os participantes do evento começa agora.
http://webcurriculo.wordpress.com/2008/08/09/podcast-com-lea-fagundes/
Segundo Léa Fagundes não é o caso de integrar
as tecnologias no currículo e sim integrar a escola na cultura digital diante
disso podemos dizer que um novo paradigma surge no horizonte da civilização
moderna em decorrência do desenvolvimento tecnológico na informação e na
comunicação. As sociedades sentem a urgência de desenvolver programas capazes
de promover a necessária inserção e participação ativa nesse mundo que, aos
poucos, se descortina e traz a possibilidade de múltiplas conexões, em uma
velocidade jamais vista. A escola como instituição integrante e atuante dessa
sociedade e desencadeadora do saber sistematizado, não pode ficar fora ou a margem
deste dinamismo. Fora da escola, professores e alunos, estão permanentemente em
contato com tecnologias cada vez mais avançadas, onde a máquina transforma,
modifica e até substitui as tarefas humanas. Eles vivem e atuam nesta realidade
como cidadãos participantes, mas não “conseguem” introduzir estas “novidades”
dentro da escola, pois necessitam cumprir conteúdos programáticos exigidos. A
tecnologia, mais especificamente, o uso do computador, além de renovar o
processo ensino-aprendizagem, vai propiciar o desenvolvimento integral do
aluno, valorizando o seu lado social, emocional, crítico, imaginário, deixando
margens para exploração de novas possibilidades de criação. Portanto, a
informática, serve para explorar novas possibilidades pedagógicas e contribuir
para uma melhoria do trabalho docente em sala de aula, valorizando o aluno como
sujeito do processo educativo. Para tanto é necessário que nós professores cada
vez mais nos sintamos íntimos destas tecnologias, e é o que busco
constantemente através dos vários cursos nesta área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário