ESTE BLOG TEM A INTENÇÃO DE COMPARTILHAR O CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL ATRAVES DE TEXTOS RELACIONADOS A INFORMATICA NA EDUCAÇÃO, APRESENTAÇÕES DE ATIVIDADES, RELATORIOS DE AULAS, PLANOS DE AULAS, E MUITO MAIS...

BEM VINDOS

sábado, 9 de junho de 2012

AVALIAÇÃO DO CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS – PITEC 40h


  O curso Elaboração de Projetos – PITEC, teve como objetivo, propiciar aos participantes, aprofundamento teórico sobre o conceito de projetos e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados com o currículo e a convergência de mídias e tecnologias de educação existentes nas escolas. Para tanto o curso foi constituído em três eixos conceituais: Projeto, Currículo e tecnologias.

   No primeiro eixo, projetos, relembramos vários teóricos da educação que tem um histórico em trabalho com projetos e defende esta ação. Partimos então para a leitura destes teóricos e após este momento elaboramos um banco de projetos que deram certo, analisamos cada um e a partir daí elaboramos nosso próprio projeto a ser aplicado nas escolas, observando as varias tecnologias a serem elencadas no projeto.

   No segundo eixo, currículo, vimos que ele é muito mais complexo do que entendiamos, diante disso fica claro que o currículo da sala de aula não é somente o prescrito. Ele se desenvolve do que emerge das experiencias dos alunos e professores, do dialogo entre eles. O currículo para ser significativo tem que ser um pouco mais flexível, principalmente quando vai para a sala de aula. Neste momento colocamos em pratica nosso projeto.

   No terceiro eixo, tecnologias, conhecemos quais tecnologias estão inseridas em nossas escolas e quais possibilidades de estarmos trabalhando com elas em nossos projetos. Foi neste momento que refletimos profundamente em nosso projete desenvolvido e quais ações poderiam ser integradas a ele para melhorar sua interação com a aprendizagem dos alunos. Essa reflexão foi através do mapa conceitual, onde pudemos reelaborar nosso projeto já analisado e fortalecer nosso objetivo de construção de conhecimentos dos alunos a partir das tecnologias existentes nas escolas.

   Parabéns a todos nós que chegamos ao final de mais uma etapa dentro desta busca incessante do saber, obrigada formadoras do E Proinfo de Jaciara-MT, vocês fizeram toda uma diferença em minha prática docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br