Terça-feira, 19 de julho de 2011
PLANO DE AULA SOBRE ÁGUA
Este plano de aula faz parte do projeto que estou desenvolvendo com meus alunos da 2ª fase do 1º ciclo "A" da Escola Estadual Milton da Costa Ferreira que tem como titulo: "O meio ambiente e suas interfaces"
Escola Estadual Milton da Costa Ferreira
Jaciara, 06 de junho de 2011
Turno: vespertino
Duração: 4 horas
Ciclo: 2ª fase do 1º ciclo “A”
Profª. Claudia Clever
Tema: Projeto “O meio ambiente e suas interfaces”
Aula: Sobre a Água
Plano de Aula
Objetivos:
- Participar em situações de utilização da linguagem oral;
- Descobrir e investigar a água em relação aos seus estados físicos, características, utilizações e transformações;
- Analisar e produzir textos relativos à temática, procurando encontrar diferenças e semelhanças quanto às mensagens, apelos, informações e linguagens de cada uma;
- Compreender e valorizar atitudes e comportamentos favoráveis ao consumo consciente da água, desenvolvendo a responsabilidade pelo combate ao desperdício nos diversos espaços que habita.
- Valorizar atitudes de preservação do ambiente e desenvolver hábitos preventivos.
CONTEÚDO
Relação homem-natureza e preservação do ambiente.
METODOLOGIA
Organizar a turma para assistir o seguinte vídeo da música “PLANETA ÁGUA" de Guilherme Arantes.
Debata sobre aspectos da música e sobre os conhecimentos dos alunos sobre tema, tais como:
- A importância da água para a vida no Planeta Terra;
- A forma que a água pode ser encontrada na natureza (sólida, líquida e gasosa);
- As mudanças do estado físico da água;
- O Ciclo da água;
- Motivos que levam o autor a chamar a Terra de Planeta Água;
- A poluição e contaminação de rios, lagos e mares.
Anote no blocão as hipóteses da turma.
Leva-los, ao laboratório de informática para pesquisar outros grandes acidentes ecológicos em rios, mares e oceanos.
Alguns sites de pesquisa:
Reúna os alunos em duplas para relato oral das descobertas no laboratório de informática.
Registro, no caderno, as aprendizagens obtidas com a pesquisa.
Após, reunir todas as informações coletadas e organizar um folheto para ser distribuída na escola e junto à comunidade escolar sobre o uso adequado da água, com dicas de economia domestica.
Este texto será digitado no laboratório de informática utilizando o aplicativo BROFFICE WRITER e depois será ilustrado com desenhos feito pelos alunos no TUX paint.
Este material será impresso, disponibilizado no mural da escola e distribuído pelos alunos dentro e fora da escola.
AVALIAÇÃO
A avaliação deve acontecer no processo e no final das atividades propostas. Avaliar a participação do aluno, sua contribuição, seu interesse, o trabalho efetivamente realizado. Será solicitada uma auto-avaliação dos alunos, tanto no que refere ao trabalho realizado em grupo, quanto no que tange à sua participação individual.
Segunda-feira, 11 de julho de 2011
SALA DE AULA VERSUS INFORMÁTICA
Durante o desenvolvimento do curso sobre "INTRODUÇÃO À INCLUSÃO DIGITAL", foi-nos oferecido a oportunidade de trabalharmos com alguns recursos dentro do laboratório de informática de nossas unidades escolares.
O meu trabalho foi através do aplicativo do programa LINUX o BrOFFICE TUXpaint, onde pude trabalhar com meus alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Milton da Costa Ferreira em Jaciara - MT o tema de meu projeto: "MEIO AMBIENTE", através de um vídeo, que segue abaixo e posteriormente usando o aplicativo acima citado.
A aula foi bastante produtiva, alegre e cheia de possibilidades que mais a frente publicarei os resultados.
Vamos ao vídeo:
Espero que gostem e que possa inspirá-los a excelente aulas, até a próxima postagem!Segunda-feira, 11 de julho de 2011
PROJETO: MEIO AMBIENTE E SUAS INTERFACES
COMO PUDERAM VER, NESTE ANO DE 2011 ESTOU TRABALHANDO A TEMÁTICA MEIO AMBIENTE E SUAS INTERFACES, COM A TURMA DO 4º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL SERIES INICIAIS DA ESCOLA ESTADUAL MILTON DA COSTA FERREIRA.
SEMPRE QUE INICIO UM NOVO PROJETO, GOSTO DE NAVEGAR PELA INTERNET PARA VISUALIZAR POSSIBILIDADES QUE VENHAM A SE AGREGAR A MINHA PRÁTICA, UM SITE QUE GOSTO E RECOMENDO É O PORTAL DO PROFESSOR, LÁ ENCONTRAMOS VERDADEIRAS PÉROLAS PARA SER UTILIZADA, COMO FOI ESSA ATIVIDADE QUE ENCONTREI DAS PROFª: LUCIANA, ANA MARIA, DENIZE, ELIANA E MARIANE DA CIDADE DE UBERLÂNDIA-MG.
DE UMA OLHADA NESTE BELÍSSIMO TRABALHO, VEJA SE NÃO É INSPIRADOR.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23652
Nenhum comentário:
Postar um comentário