ESTE BLOG TEM A INTENÇÃO DE COMPARTILHAR O CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL ATRAVES DE TEXTOS RELACIONADOS A INFORMATICA NA EDUCAÇÃO, APRESENTAÇÕES DE ATIVIDADES, RELATORIOS DE AULAS, PLANOS DE AULAS, E MUITO MAIS...

BEM VINDOS

ARTIGOS

Terça-feira, 18 de outubro de 2011

    O EDUCADOR COMO GERENCIADOR DE SUA FORMAÇÃO CONTINUADA
    
      Como educadora, penso ser fundamental para a profissão o fazer parte socialmente das transformações ocorridas na sociedade e comunidade escolar. A única maneira que imagino isso possivel é adiquirindo conhecimentos, refletindo e sentindo atraves de ações e experienciações junto aos alunos. Desta forma escrever estas reflexões ajuda a contextualizar estas situações como também oferece aos alunos oportunidade de observar como se dá a aprendizagem e que tudo é possivel quando se tem objetivos reais a serem alcançados.
     Gosto de escrever de refletir sobre as reais necessidades de aprendizagem dos alunos e aproximar a vida real da academica. Desta forma de quando em vez escrevo alguns artigos que se encontram disponiveis na revista eletronica, segue site para visualização e apreciação de meus trabalhos. Clike aqui

Segue alguns resumos de artigos publicados ano 2010 e 2011.

TITULO: Reflexão sobre o ato de EDUCAR a luz  de saberes e competências da docência na contemporaneidade

SUBTÍTULO: Sala de Professor
                                                                              
                                                                
                                                                      Autora: Cláudia Clever Matias do Val[1]

RESUMO

O presente trabalho busca analisar e refletir a urgência quanto à reforma da configuração atual de oferta dos cursos de formação de professores. Dentro do contexto educacional contemporâneo, a formação continuada é saída possível para a melhoria da qualidade do ensino, por isso o profissional consciente deve saber que sua formação não termina na Universidade. Formar (ou reformar) o formador para a modernidade através de uma formação continuada proporcionará ao mesmo, independência profissional com autonomia para decidir sobre o seu trabalho e suas necessidades. A formação do professor assume a condição de ser contínua quando esta se dispõe de estratégias que lhes possibilitem a reflexão crítica sobre sua prática, desafiando à reelaboração dos saberes profissionais adquiridos em sua formação inicial pela prática vivenciada. Porém o que se tem verificado é que o professor no desempenho cotidiano, por conta das múltiplas tarefas, acaba distanciando-se dos saberes adquiridos na sua formação inicial e dos produzidos pela sua própria experiência, seja porque estes culturalmente não são/foram valorizados, seja pela ausência do desenvolvimento de estratégias eficientes de interpretação e reflexão ao longo de sua formação profissional.

PALAVRAS CHAVE: Formação continuada, Construção de Saberes Docentes; Identidade Profissional.


[1] Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS, pela faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço – EDUVALE, conclusão em 1993.Graduação em Pedagogia, pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço – EDUVALE, conclusão em 2007.Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade Positivo, conclusão em maio de 2008. Mestranda em Psicologia Social e Educacional pelo INSET, com término previsto em maio de 2012. Professora da rede Estadual de Jaciara – MT com aulas na área ensino fundamental 1ª fase do 2º ciclo. No ano de 2011. Tutoria da Faculdade à distância ULBRA, na graduação de Pedagogia. 2010. E-mail: claudia.clever@hotmail.com


TITULO: O PERFIL CONTEMPORÂNEO DOS PROFESSORES PEDAGOGOS DA ESCOLA ESTADUAL MILTON DA COSTA FERREIRA EM JACIARA-MT.
     
                                            Autora: Cláudia Clever Matias do Val[1]

RESUMO

Na sociedade contemporânea, ou pós-moderna, as rápidas transformações no mundo do trabalho, o avanço tecnológico configurando a sociedade virtual e os meios de informação e comunicação incidem com bastante força na escola, aumentando os desafios para torná-la uma conquista democrática efetiva. Um dos aspectos cruciais dessas transformações é o investimento na qualidade da formação dos docentes e no aperfeiçoamento das condições de trabalho nas escolas, para que estas favoreçam a construção coletiva de projetos pedagógicos capazes de alterar os quadros de reprovação, retenção e da qualidade social e humana dos resultados da escolarização. Considerando que cada indivíduo faz parte de um contexto social diferente, sua formação acontece na medida em que estiver predisposto a auto-educar-se, auto-aperfeiçoar-se. A formação não pode ser por acúmulo de cursos de conhecimento e técnicas, somente. É necessário acima de tudo um trabalho de reflexão crítica sobre as práticas e de re-construção permanente de uma identidade pessoal. Desta forma entendemos que a formação de professores pode proporcionar o estímulo necessário para o desenvolvimento profissional, inserido no quadro de uma autonomia contextualizada da profissão docente. Cabe destacar a importância de valorizar na formação os paradigmas que tornam os professores mais reflexivos, permitindo-lhes assumir a responsabilidade do seu próprio desenvolvimento profissional e participar como protagonista na implementação das políticas educacionais.


Palavras-chave: Pós-modernidade. Formação continuada. Perfil profissional.


[1] Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS, pela faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço – EDUVALE, conclusão em 1993. Graduação em Pedagogia, pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço – EDUVALE, conclusão em 2007. Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade Positivo, conclusão em maio de 2008. Mestranda em Psicologia Social e Educacional pelo INSET, com término previsto em maio de 2012. Professora da rede Estadual de Jaciara – MT com aulas no ensino fundamental 2ª fase do 1º ciclo. Tutoria da Faculdade à distância ULBRA, no curso de Pedagogia. E-mail: claudia.clever@hotmail.com

VOAR: UM SONHO QUE SE FEZ REALIDADE EM JACIARA. 

Cláudia Clever Matias do Val[1]
               Fátima Lacerda[2]

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo ressaltar a importância do aeroclube para o município de Jaciara, que desde o inicio da colonização, demonstra uma ligação estreita com a aviação e com o processo histórico e urbanístico da cidade; nada mais natural de que com o passar dos anos surgisse uma escola para formação de pilotos. Visando dar oportunidade aos jovens que buscam uma profissão, seja de instrutor de vôo, na aviação agrícola, comercial, doméstica e empresas de táxis aéreos. O Aeroclube é reconhecido a nível nacional, devida à preocupação constante pela segurança de vôo, fazendo também um trabalho de parceria com a comunidade. 

Palavras chaves: colonização, aviação, aeroclube.


[1] Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS, pela faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço – EDUVALE, conclusão em 1993.Graduação em Pedagogia, pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço – EDUVALE, conclusão em 2007. Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade Positivo, conclusão em maio de 2008. Mestranda em Psicologia Social e Educacional pelo INSET, com término previsto em maio de 2012. Professora da rede Estadual de Jaciara – MT com aulas no ensino fundamental 2ª fase do 1º ciclo. No ano de 2011. Tutoria da Faculdade à distância ULBRA, na graduação de Pedagogia. 2010. E-mail: claudia.clever@hotmail.com
[2] Licenciatura plena em história especialização em avaliação do ensino aprendizagem e formação em historia e cultura afro-brasileira e africana. Professora da rede Estadual de Jaciara – MT com aulas na área de ciências humanas. E-mail: prof_fafalacerda@hotmail.com

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br