ESTE BLOG TEM A INTENÇÃO DE COMPARTILHAR O CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL ATRAVES DE TEXTOS RELACIONADOS A INFORMATICA NA EDUCAÇÃO, APRESENTAÇÕES DE ATIVIDADES, RELATORIOS DE AULAS, PLANOS DE AULAS, E MUITO MAIS...

BEM VINDOS

sábado, 9 de junho de 2012

AVALIAÇÃO DO CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS – PITEC 40h


  O curso Elaboração de Projetos – PITEC, teve como objetivo, propiciar aos participantes, aprofundamento teórico sobre o conceito de projetos e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados com o currículo e a convergência de mídias e tecnologias de educação existentes nas escolas. Para tanto o curso foi constituído em três eixos conceituais: Projeto, Currículo e tecnologias.

   No primeiro eixo, projetos, relembramos vários teóricos da educação que tem um histórico em trabalho com projetos e defende esta ação. Partimos então para a leitura destes teóricos e após este momento elaboramos um banco de projetos que deram certo, analisamos cada um e a partir daí elaboramos nosso próprio projeto a ser aplicado nas escolas, observando as varias tecnologias a serem elencadas no projeto.

   No segundo eixo, currículo, vimos que ele é muito mais complexo do que entendiamos, diante disso fica claro que o currículo da sala de aula não é somente o prescrito. Ele se desenvolve do que emerge das experiencias dos alunos e professores, do dialogo entre eles. O currículo para ser significativo tem que ser um pouco mais flexível, principalmente quando vai para a sala de aula. Neste momento colocamos em pratica nosso projeto.

   No terceiro eixo, tecnologias, conhecemos quais tecnologias estão inseridas em nossas escolas e quais possibilidades de estarmos trabalhando com elas em nossos projetos. Foi neste momento que refletimos profundamente em nosso projete desenvolvido e quais ações poderiam ser integradas a ele para melhorar sua interação com a aprendizagem dos alunos. Essa reflexão foi através do mapa conceitual, onde pudemos reelaborar nosso projeto já analisado e fortalecer nosso objetivo de construção de conhecimentos dos alunos a partir das tecnologias existentes nas escolas.

   Parabéns a todos nós que chegamos ao final de mais uma etapa dentro desta busca incessante do saber, obrigada formadoras do E Proinfo de Jaciara-MT, vocês fizeram toda uma diferença em minha prática docente.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

MAPA CONCEITUAL PROJETO-PITEC


 VEJAM O RESULTADO DE MAIS ESTA FORMAÇÃO UTILIZANDO TECNOLOGIAS. 
   AO TERMINO DESTA FORMAÇÃO PITEC REFLETIMOS BASTANTE EM NOSSA CAPACIDADE DE PREVER E PROMOVER CONHECIMENTO A PARTIR DE PROJETOS INSERINDO AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS HOJE NA EDUCAÇÃO.  
   NESTA FORMAÇÃO TIVEMOS QUE PENSAR UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM PROJETO, ESCREVE-LA, APLICA-LA EM SALA, ANALISA-LA PARA VER O QUE DEU CERTO E O QUE FICOU A DESEJAR, REESCREVE-LA TORNAR A REFLETIR E POR FIM CONSTRUIR ESTE MAPA CONCEITUAL DE COMO REALMENTE SE QUER TRABALHAR ESTE PROJETO.


https://docs.google.com/document/pub?id=1L-omGLKq7MXfvZwIL7pNMrdiQo1mCjeAcktxMiJL58c

segunda-feira, 4 de junho de 2012

ANALISANDO O PROJETO EM SALA DE AULA


   A maravilha do ser humano é sua capacidade de se reinventar o tempo todo. Isso não poderia ser diferente no que tange nossos projetos.
  Ao se trabalhar com projetos nas unidades escolares, podemos e devemos nos autoavaliarmos o tempo todo quanto a aplicação das metodologias para alcançarmos nossas metas, caso identificamos algumas falhas no percurso, nada mais natural que refaçamos nosso caminho para que seja atingido nosso objetivo.
  E foi com este olhar de autoavaliação dentro de uma proposta de aprendizagem significativa que posto novamente meu projeto depois de ser autoavaliado e identificado minhas dificuldades, espero que colabore com todos que acessarem meu blog.

domingo, 3 de junho de 2012

Podcast com Léa Fagundes

Você, educador, está pronto para a cultura digital? Léa Fagundes levanta a questão e enfatiza a prioridade desta postura em relação a integração das tecnologias ao currículo.
Nossa série de podcasts de 1 minuto com os participantes do evento começa agora.

http://webcurriculo.wordpress.com/2008/08/09/podcast-com-lea-fagundes/



Segundo Léa Fagundes não é o caso de integrar as tecnologias no currículo e sim integrar a escola na cultura digital diante disso podemos dizer que um novo paradigma surge no horizonte da civilização moderna em decorrência do desenvolvimento tecnológico na informação e na comunicação. As sociedades sentem a urgência de desenvolver programas capazes de promover a necessária inserção e participação ativa nesse mundo que, aos poucos, se descortina e traz a possibilidade de múltiplas conexões, em uma velocidade jamais vista. A escola como instituição integrante e atuante dessa sociedade e desencadeadora do saber sistematizado, não pode ficar fora ou a margem deste dinamismo. Fora da escola, professores e alunos, estão permanentemente em contato com tecnologias cada vez mais avançadas, onde a máquina transforma, modifica e até substitui as tarefas humanas. Eles vivem e atuam nesta realidade como cidadãos participantes, mas não “conseguem” introduzir estas “novidades” dentro da escola, pois necessitam cumprir conteúdos programáticos exigidos. A tecnologia, mais especificamente, o uso do computador, além de renovar o processo ensino-aprendizagem, vai propiciar o desenvolvimento integral do aluno, valorizando o seu lado social, emocional, crítico, imaginário, deixando margens para exploração de novas possibilidades de criação. Portanto, a informática, serve para explorar novas possibilidades pedagógicas e contribuir para uma melhoria do trabalho docente em sala de aula, valorizando o aluno como sujeito do processo educativo. Para tanto é necessário que nós professores cada vez mais nos sintamos íntimos destas tecnologias, e é o que busco constantemente através dos vários cursos nesta área.

terça-feira, 22 de maio de 2012

APRESENTACÃO PROJETO DE LEITURA NA EDUCACÃO INFANTIL

    No curso do Eproinfo PITEC, trabalhamos a tempo todo com elaboração de projetos e em seguida colocá-los em ação.

    Uma das tarefas foi fazer uma apresentação em sleids sobre um projeto a ser aplicado em sala de aula, veja abaixo o meu trabalho.

http://www.slideshare.net/matias2111/projeto-leitura-na-educaco-infantil

domingo, 8 de abril de 2012

Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Pluridisciplinaridade


Curso:PITEC 40h
Formadora: Rosenete
Nome: Claudia Clever Matias do Val
Eixo 1 = Projeto
Atividade: 1.3



O filósofo Japiassu faz uma distinção entre os termos inter / multi / pluri e transdisciplinaridade. Entre estes termos há uma gradação que se estabelece entre os níveis de cooperação e coordenação entre as disciplinas, entendendo-se por disciplina diferentes domínios de conhecimento, na medida em que são sistematizados de acordo com critérios.

Disciplina é uma palavra que está comumente associada à imposição de uma maneira de comportamento. Quem não se comporta desta forma é indisciplinado.
Outra utilização desta mesma palavra está associada às diferentes áreas do conhecimento. A Matemática, por exemplo, está nos currículos dividida em disciplinas como álgebra e geometria.
Podemos inferir que o conceito de disciplina, sendo vista como comportamento ou como conjunto de conteúdos de uma determinada área do conhecimento, sempre está associado à idéia de ordem. Uma ordem imposta artificialmente.
Pois bem, agora, sabendo o conceito de disciplina, podemos tentar entender o que são multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

Multidisciplinaridade e Pluridisciplinaridade.

As escolas trazem em seus currículos conteúdos de diferentes disciplinas. O currículo tradicional escolar é um exemplo de currículo multi ou pluridisciplinar.
Esses conteúdos não saem de dentro de seus “compartimentos disciplinares”. Estão organizados e assim permanecem. Os professores não se comunicam entre si para compartilhar uma mesma aula. Cada professor dá a sua aula, sobre sua disciplina. Os alunos aprendem conteúdos separadamente. O próprio professor não sabe como contextualizar seu conteúdo, pois na vida real não encontramos esses conteúdos assim dispostos, separados e fragmentados.
As disciplinas não existem na vida real, são apenas uma forma de organizar os conteúdos de maneira artificial, imposta pelo ser humano. A partir desse impasse, da impossibilidade de contextualizarmos os conteúdos disciplinares em uma didática e currículo multidisciplinar, emergiram a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade.

Interdisciplinaridade.

A visão interdisciplinar chega á escola em forma de projetos interdisciplinares, onde os professores de diferentes disciplinas se encontram e fazem seus planejamentos em conjunto a partir de um mesmo tema ou projeto.  Os alunos fazem aproximações dos conteúdos de diferentes disciplinas, estabelecendo significado ao aprendizado.
Os temas transversais que o governo brasileiro propõem são uma forma interessante de se trabalhar de forma interdisciplinar, pois todas as disciplinas podem fazer projetos tendo em comum um mesmo tema transversal.

Transdisciplinaridade.   

Para se trabalhar de forma transdisciplinar, devemos envolver conteúdos que não se adequam plenamente a nenhuma disciplina. Por exemplo, o corpo é um tema que está presente em várias disciplinas mas não pertence a nenhuma ao mesmo tempo. Está na disciplina de Educação Física, na disciplina de Biologia, na disciplina de Artes cênicas, mas não está totalmente inserida em nenhuma disciplina. Não é possível inserir o tema “corpo” em apenas uma disciplina.
Os temas transversais podem ser trabalhados de forma inter ou transdisciplinar. A diferença básica seria na forma como os professores trabalham.
Se os professores fazem um mesmo planejamento, onde todos participam de todos os processos, indo além de suas disciplinas de formação, se envolvem toda a comunidade escolar e seu entorno, as famílias, então trata-se de um trabalho transdisciplinar. Ou seja, um trabalho transdisciplinar obrigatoriamente deve conter elementos que vão além das disciplinas e do espaço disciplinar das classes de aula.
Fonte: 

http://www.psicopedagogia.pro.br/Ambito_da_Sociedade/Resenhas/Transdisciplinaridade/transdisciplinaridade.html 

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-106X2008000100003&script=sci_arttext

http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp

http://pt.wikipedia.org/wiki/Interdisciplinaridade

http://pt.wikipedia.org/wiki/Transdisciplinaridade

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS – PITEC.


      O Curso tem como objetivo propiciar aos multiplicadores do ProInfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.  
     A estrutura curricular do curso de 40h, com duração de oito semanas, apresenta-se constituída em três eixos conceituais – Projeto, Currículo e Tecnologias –, que se integram com a prática pedagógica durante a realização das atividades propostas ao longo do curso.
EIXOS:
1.   Projeto
2.   Currículo
3.   Tecnologias

terça-feira, 20 de março de 2012

NOVA CAPACITAÇÃO PELO PROINFO - PITEC

         No dia 28/02/2012 iniciou mais uma etapa de nossa formação pelo PROINFO integrado. Desta vez vamos trabalhar com elaboração de projetos - PITEC. 
           Foi uma grata surpresa ao iniciarmos mais esta formação, onde imaginei seria mais uma de tantas, o que surpreendeu foi a qualidade dos materiais e a elaboração das atividades, o que me instiga a estudar e aprender cada vez mais.
      Esta formação tem por objetivo oferecer aos participantes o aprofundamento teórico sobre o conceito de projetos e suas especificidades no contexto escolar. para tanto, teremos 40h de curso com duração de oito semanas.
      Já concluímos três atividades e logo estarei compartilhando-as no blog.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

DE VOLTA AO TRABALHO!!!!

       O ANO NOVAMENTE SE INICIA COM A VOLTA AS AULAS. 
      ANO NOVO VIDA NOVA, ESTE DITADO NÃO PODIA SER MAIS EXATO PARA MIM. INICIO O ANO ME EFETIVANDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO E NÃO VEJO A HORA DE DAR INICIO AS MINHAS ATIVIDADES.
      LOGO ESTAREI COMPARTILHANDO MINHAS EXPERIÊNCIAS COM TODOS.

ATÉ BREVE!!!!
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br