Curso: Tecnologias
na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TICs
Tema: Unidade 2
Subtema: Atividade
2.2 – Experiência de Navegar
Livremente
Cursista: Cláudia
Clever Matias do Val
Formadora: Lourdes
Misael
Entendendo hipertexto como
uma forma de criar uma rede de informações a partir de vários links de
navegação em palavras-chaves, foi de grande valia a minha navegação, que
diferenciou da navegação a deriva da atividade anterior, pois tinha um objetivo
a alcançar, o de entender o que é um hipertexto e como trabalhar de forma
produtiva na educação.

Foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela
necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto
não precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao navegar pela internet vamos
encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos
outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas,
pois bem, este é o chamado efeito hipertextual no ciberespaço.
Da mesma forma pode acontecer num documento de texto
(Word, Página na internet), onde se inserem palavras-chaves que levam a outros
textos ou imagens. Desta forma, podemos dizer
que o hipertexto constitui a base da Internet. Esta estrutura textual permite
que o leitor, ao escolher a seqüência de leituras, seja co-autor do texto.
O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na
sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção
textual, flexível.
É de urgência necessidade que compreendamos melhor essas
práticas não-lineares, suas aplicações e a influência em nosso modo de ler e
entender o mundo, pois essa tecnologia já se faz presente em todos os âmbitos
de nossa existência.
Pesquisei e achei um vídeo muito esclarecedor sobre o
tema com o professor da Universidade Federal de Pernambuco Antonio Carlos
Xavier que também faz parte da Associação Brasileira de Estudos de Hipertextos
e Tecnologias Educacionais. Assista ao vídeo.
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