ESTE BLOG TEM A INTENÇÃO DE COMPARTILHAR O CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL ATRAVES DE TEXTOS RELACIONADOS A INFORMATICA NA EDUCAÇÃO, APRESENTAÇÕES DE ATIVIDADES, RELATORIOS DE AULAS, PLANOS DE AULAS, E MUITO MAIS...

BEM VINDOS

domingo, 30 de outubro de 2011

MEU PRIMEIRO OLHAR SOBRE UM HIPERTEXTO


Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TICs
Tema: Unidade 2
Subtema: Atividade 2.2 – Experiência de Navegar Livremente
Cursista: Cláudia Clever Matias do Val
Formadora: Lourdes Misael
 
Entendendo hipertexto como uma forma de criar uma rede de informações a partir de vários links de navegação em palavras-chaves, foi de grande valia a minha navegação, que diferenciou da navegação a deriva da atividade anterior, pois tinha um objetivo a alcançar, o de entender o que é um hipertexto e como trabalhar de forma produtiva na educação.
Esta navegação, por não ser linear, é rica de aventuras e por vezes muito tentadora se nosso objetivo não estiver bem estruturado em bases solidas. Muitas das vezes nos pegamos navegando nos braços da fantasia, pois no hipertexto uma palavra  ou expressão  podem remeter a outras gerando  intertextualidade.  A impressão que dá  é como se tivéssemos um dicionário textual e visual incluso no próprio  texto e isto dificulta a nossa objetividade.
Foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto não precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas, pois bem, este é o chamado efeito hipertextual no ciberespaço.
Da mesma forma pode acontecer num documento de texto (Word, Página na internet), onde se inserem palavras-chaves que levam a outros textos ou imagens. Desta forma, podemos dizer que o hipertexto constitui a base da Internet. Esta estrutura textual permite que o leitor, ao escolher a seqüência de leituras, seja co-autor do texto.
O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível.
É de urgência necessidade que compreendamos melhor essas práticas não-lineares, suas aplicações e a influência em nosso modo de ler e entender o mundo, pois essa tecnologia já se faz presente em todos os âmbitos de nossa existência.
Pesquisei e achei um vídeo muito esclarecedor sobre o tema com o professor da Universidade Federal de Pernambuco Antonio Carlos Xavier que também faz parte da Associação Brasileira de Estudos de Hipertextos e Tecnologias Educacionais. Assista ao vídeo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br