ESTE BLOG TEM A INTENÇÃO DE COMPARTILHAR O CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL ATRAVES DE TEXTOS RELACIONADOS A INFORMATICA NA EDUCAÇÃO, APRESENTAÇÕES DE ATIVIDADES, RELATORIOS DE AULAS, PLANOS DE AULAS, E MUITO MAIS...

BEM VINDOS

terça-feira, 23 de agosto de 2011

QUEM SOU COMO PROFESSORA E APRENDIZ?


Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TICs
Biblioteca nº 01
Tema : Unidade 1
Subtema: Atividade 1.2 – Reflexões Iniciais
Cursista: Cláudia Clever Matias do Val
Formadora: Lourdes Misael

A sociedade passa por constantes transformações no decorrer da sua história. No contexto atual da globalização, vivemos um processo de revolução técnico científica, com a “redução de distâncias” devido às redes virtuais que interligam os diversos mundos e, ao mesmo tempo, causam a perda da identidade cultural de muitos povos.
Estas mudanças são resultantes das alterações que têm se estabelecido na sociedade contemporânea. Este cenário interfere no ambiente escolar exigindo constante atualização do professor, ou seja, a formação continuada. A atualização faz parte do processo de formação de qualquer profissional, mesmo que de forma paralela de pesquisas não formais. A formação continuada tornou-se assim exigência tanto nas instituições de ensino particulares quanto públicas.
Este cenário interfere no ambiente escolar e no processo ensino-aprendizagem exigindo constante atualização do professor, a formação continuada, para que ele consiga estabelecer relações no cotidiano escolar.
Como educadores o importante é acreditarmos no potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de integrar sempre novas experiências, ao mesmo tempo em que compreendemos e aceitamos nossos limites, nosso jeito de ser, a nossa história pessoal.
Quando penso em educação costumo pensar como é importante olharmo-nos como sujeitos e objetos também de aprendizagem. A atitude primeira ao perceber-me como aprendiz me torna atenta ao que acontece ao redor ficando sensível às informações do ambiente, dos outros. Preciso chegar junto ao aluno como professora ensinante e professora aprendente.
Ao mesmo tempo, que penso no aluno, também penso como aluna, além de adaptar-me ao outro, estou aprendendo junto, estou fazendo a ponte entre informação, conhecimento e sabedoria, entre teoria e prática, entre conhecimento adquirido e o novo. Com um olho vejo o aluno, como o outro me enxergo como aluno-professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br