ESTE BLOG TEM A INTENÇÃO DE COMPARTILHAR O CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL ATRAVES DE TEXTOS RELACIONADOS A INFORMATICA NA EDUCAÇÃO, APRESENTAÇÕES DE ATIVIDADES, RELATORIOS DE AULAS, PLANOS DE AULAS, E MUITO MAIS...

BEM VINDOS

domingo, 8 de abril de 2012

Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Pluridisciplinaridade


Curso:PITEC 40h
Formadora: Rosenete
Nome: Claudia Clever Matias do Val
Eixo 1 = Projeto
Atividade: 1.3



O filósofo Japiassu faz uma distinção entre os termos inter / multi / pluri e transdisciplinaridade. Entre estes termos há uma gradação que se estabelece entre os níveis de cooperação e coordenação entre as disciplinas, entendendo-se por disciplina diferentes domínios de conhecimento, na medida em que são sistematizados de acordo com critérios.

Disciplina é uma palavra que está comumente associada à imposição de uma maneira de comportamento. Quem não se comporta desta forma é indisciplinado.
Outra utilização desta mesma palavra está associada às diferentes áreas do conhecimento. A Matemática, por exemplo, está nos currículos dividida em disciplinas como álgebra e geometria.
Podemos inferir que o conceito de disciplina, sendo vista como comportamento ou como conjunto de conteúdos de uma determinada área do conhecimento, sempre está associado à idéia de ordem. Uma ordem imposta artificialmente.
Pois bem, agora, sabendo o conceito de disciplina, podemos tentar entender o que são multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

Multidisciplinaridade e Pluridisciplinaridade.

As escolas trazem em seus currículos conteúdos de diferentes disciplinas. O currículo tradicional escolar é um exemplo de currículo multi ou pluridisciplinar.
Esses conteúdos não saem de dentro de seus “compartimentos disciplinares”. Estão organizados e assim permanecem. Os professores não se comunicam entre si para compartilhar uma mesma aula. Cada professor dá a sua aula, sobre sua disciplina. Os alunos aprendem conteúdos separadamente. O próprio professor não sabe como contextualizar seu conteúdo, pois na vida real não encontramos esses conteúdos assim dispostos, separados e fragmentados.
As disciplinas não existem na vida real, são apenas uma forma de organizar os conteúdos de maneira artificial, imposta pelo ser humano. A partir desse impasse, da impossibilidade de contextualizarmos os conteúdos disciplinares em uma didática e currículo multidisciplinar, emergiram a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade.

Interdisciplinaridade.

A visão interdisciplinar chega á escola em forma de projetos interdisciplinares, onde os professores de diferentes disciplinas se encontram e fazem seus planejamentos em conjunto a partir de um mesmo tema ou projeto.  Os alunos fazem aproximações dos conteúdos de diferentes disciplinas, estabelecendo significado ao aprendizado.
Os temas transversais que o governo brasileiro propõem são uma forma interessante de se trabalhar de forma interdisciplinar, pois todas as disciplinas podem fazer projetos tendo em comum um mesmo tema transversal.

Transdisciplinaridade.   

Para se trabalhar de forma transdisciplinar, devemos envolver conteúdos que não se adequam plenamente a nenhuma disciplina. Por exemplo, o corpo é um tema que está presente em várias disciplinas mas não pertence a nenhuma ao mesmo tempo. Está na disciplina de Educação Física, na disciplina de Biologia, na disciplina de Artes cênicas, mas não está totalmente inserida em nenhuma disciplina. Não é possível inserir o tema “corpo” em apenas uma disciplina.
Os temas transversais podem ser trabalhados de forma inter ou transdisciplinar. A diferença básica seria na forma como os professores trabalham.
Se os professores fazem um mesmo planejamento, onde todos participam de todos os processos, indo além de suas disciplinas de formação, se envolvem toda a comunidade escolar e seu entorno, as famílias, então trata-se de um trabalho transdisciplinar. Ou seja, um trabalho transdisciplinar obrigatoriamente deve conter elementos que vão além das disciplinas e do espaço disciplinar das classes de aula.
Fonte: 

http://www.psicopedagogia.pro.br/Ambito_da_Sociedade/Resenhas/Transdisciplinaridade/transdisciplinaridade.html 

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-106X2008000100003&script=sci_arttext

http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp

http://pt.wikipedia.org/wiki/Interdisciplinaridade

http://pt.wikipedia.org/wiki/Transdisciplinaridade

5 comentários:

  1. Gostei muito, mas para melhor compreender a transdisciplinaridade, gostaria de mais exemplos práticos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimos 16 de abril de 2015
    Gostei muito mas gostaria de mais exemplos práticos.

    ResponderExcluir
  3. Anônimos 16 de abril de 2015
    Gostei muito mas gostaria de mais exemplos práticos.

    ResponderExcluir
  4. Gostei, mas ficou meio vago o conceito de interdisciplinaridade, confundiu-se com a transdisciplinaridade.

    ResponderExcluir

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br