ESTE BLOG TEM A INTENÇÃO DE COMPARTILHAR O CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL ATRAVES DE TEXTOS RELACIONADOS A INFORMATICA NA EDUCAÇÃO, APRESENTAÇÕES DE ATIVIDADES, RELATORIOS DE AULAS, PLANOS DE AULAS, E MUITO MAIS...

BEM VINDOS

sábado, 9 de junho de 2012

AVALIAÇÃO DO CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS – PITEC 40h


  O curso Elaboração de Projetos – PITEC, teve como objetivo, propiciar aos participantes, aprofundamento teórico sobre o conceito de projetos e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados com o currículo e a convergência de mídias e tecnologias de educação existentes nas escolas. Para tanto o curso foi constituído em três eixos conceituais: Projeto, Currículo e tecnologias.

   No primeiro eixo, projetos, relembramos vários teóricos da educação que tem um histórico em trabalho com projetos e defende esta ação. Partimos então para a leitura destes teóricos e após este momento elaboramos um banco de projetos que deram certo, analisamos cada um e a partir daí elaboramos nosso próprio projeto a ser aplicado nas escolas, observando as varias tecnologias a serem elencadas no projeto.

   No segundo eixo, currículo, vimos que ele é muito mais complexo do que entendiamos, diante disso fica claro que o currículo da sala de aula não é somente o prescrito. Ele se desenvolve do que emerge das experiencias dos alunos e professores, do dialogo entre eles. O currículo para ser significativo tem que ser um pouco mais flexível, principalmente quando vai para a sala de aula. Neste momento colocamos em pratica nosso projeto.

   No terceiro eixo, tecnologias, conhecemos quais tecnologias estão inseridas em nossas escolas e quais possibilidades de estarmos trabalhando com elas em nossos projetos. Foi neste momento que refletimos profundamente em nosso projete desenvolvido e quais ações poderiam ser integradas a ele para melhorar sua interação com a aprendizagem dos alunos. Essa reflexão foi através do mapa conceitual, onde pudemos reelaborar nosso projeto já analisado e fortalecer nosso objetivo de construção de conhecimentos dos alunos a partir das tecnologias existentes nas escolas.

   Parabéns a todos nós que chegamos ao final de mais uma etapa dentro desta busca incessante do saber, obrigada formadoras do E Proinfo de Jaciara-MT, vocês fizeram toda uma diferença em minha prática docente.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

MAPA CONCEITUAL PROJETO-PITEC


 VEJAM O RESULTADO DE MAIS ESTA FORMAÇÃO UTILIZANDO TECNOLOGIAS. 
   AO TERMINO DESTA FORMAÇÃO PITEC REFLETIMOS BASTANTE EM NOSSA CAPACIDADE DE PREVER E PROMOVER CONHECIMENTO A PARTIR DE PROJETOS INSERINDO AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS HOJE NA EDUCAÇÃO.  
   NESTA FORMAÇÃO TIVEMOS QUE PENSAR UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM PROJETO, ESCREVE-LA, APLICA-LA EM SALA, ANALISA-LA PARA VER O QUE DEU CERTO E O QUE FICOU A DESEJAR, REESCREVE-LA TORNAR A REFLETIR E POR FIM CONSTRUIR ESTE MAPA CONCEITUAL DE COMO REALMENTE SE QUER TRABALHAR ESTE PROJETO.


https://docs.google.com/document/pub?id=1L-omGLKq7MXfvZwIL7pNMrdiQo1mCjeAcktxMiJL58c

segunda-feira, 4 de junho de 2012

ANALISANDO O PROJETO EM SALA DE AULA


   A maravilha do ser humano é sua capacidade de se reinventar o tempo todo. Isso não poderia ser diferente no que tange nossos projetos.
  Ao se trabalhar com projetos nas unidades escolares, podemos e devemos nos autoavaliarmos o tempo todo quanto a aplicação das metodologias para alcançarmos nossas metas, caso identificamos algumas falhas no percurso, nada mais natural que refaçamos nosso caminho para que seja atingido nosso objetivo.
  E foi com este olhar de autoavaliação dentro de uma proposta de aprendizagem significativa que posto novamente meu projeto depois de ser autoavaliado e identificado minhas dificuldades, espero que colabore com todos que acessarem meu blog.

domingo, 3 de junho de 2012

Podcast com Léa Fagundes

Você, educador, está pronto para a cultura digital? Léa Fagundes levanta a questão e enfatiza a prioridade desta postura em relação a integração das tecnologias ao currículo.
Nossa série de podcasts de 1 minuto com os participantes do evento começa agora.

http://webcurriculo.wordpress.com/2008/08/09/podcast-com-lea-fagundes/



Segundo Léa Fagundes não é o caso de integrar as tecnologias no currículo e sim integrar a escola na cultura digital diante disso podemos dizer que um novo paradigma surge no horizonte da civilização moderna em decorrência do desenvolvimento tecnológico na informação e na comunicação. As sociedades sentem a urgência de desenvolver programas capazes de promover a necessária inserção e participação ativa nesse mundo que, aos poucos, se descortina e traz a possibilidade de múltiplas conexões, em uma velocidade jamais vista. A escola como instituição integrante e atuante dessa sociedade e desencadeadora do saber sistematizado, não pode ficar fora ou a margem deste dinamismo. Fora da escola, professores e alunos, estão permanentemente em contato com tecnologias cada vez mais avançadas, onde a máquina transforma, modifica e até substitui as tarefas humanas. Eles vivem e atuam nesta realidade como cidadãos participantes, mas não “conseguem” introduzir estas “novidades” dentro da escola, pois necessitam cumprir conteúdos programáticos exigidos. A tecnologia, mais especificamente, o uso do computador, além de renovar o processo ensino-aprendizagem, vai propiciar o desenvolvimento integral do aluno, valorizando o seu lado social, emocional, crítico, imaginário, deixando margens para exploração de novas possibilidades de criação. Portanto, a informática, serve para explorar novas possibilidades pedagógicas e contribuir para uma melhoria do trabalho docente em sala de aula, valorizando o aluno como sujeito do processo educativo. Para tanto é necessário que nós professores cada vez mais nos sintamos íntimos destas tecnologias, e é o que busco constantemente através dos vários cursos nesta área.
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br