ESTE BLOG TEM A INTENÇÃO DE COMPARTILHAR O CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL ATRAVES DE TEXTOS RELACIONADOS A INFORMATICA NA EDUCAÇÃO, APRESENTAÇÕES DE ATIVIDADES, RELATORIOS DE AULAS, PLANOS DE AULAS, E MUITO MAIS...

BEM VINDOS

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MAPA CONCEITUAL

Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TICs
Tema: Unidade 1
Subtema: Atividade 1.5 – Mapa Conceitual de Aprendizagem
Cursista: Cláudia Clever Matias do Val
Formadora: Lourdes Misael


      Esta segunda etapa do curso oferecido pelo EPROINFO em Jaciara - MT, está sendo um arraso total. Estou super animada com os vários conhecimentos que está nos sendo oferecido um deles é esta maravilhosa ferramenta para ser utilizada em diversas situações, que é o programa CMap Tools.
       Abaixo segue o Mapa Conceitual feito para a avaliação da unidade 1 atividade 1.5 utilizando esta ferramenta, é super maneira!!!




segunda-feira, 12 de setembro de 2011

TECNOLOGIAS DA MINHA ESCOLA

Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TICs

Tema: Unidade 1

Subtema: Atividade 1.4 – Tecnologia da minha escola

Cursista: Prof.ª Cláudia Clever Matias do Val

Formadora: Lourdes Misael



Atualmente, do ponto de vista quantitativo, a maioria das escolas possui uma grande variedade de equipamentos: computadores em diversos setores, sala de informática, data show, notebook, caixas amplificadas, microfones, mesas de som. Algumas também possuem filmadoras e câmeras digitais.
Apesar de todo esse maquinário, o uso dessas ferramentas nestas instituições ainda está longe do ideal. Geralmente, os alunos têm pouco acesso, restrito à utilização de alguns profissionais que atuam na escola.
Com relação ao laboratório de informática, o que vemos é a utilização dos computadores, em sua maioria, de forma não planejada e sem nenhuma vinculação com os conteúdos.
Outras vezes, vemos o laboratório de informática sendo utilizado como sala de aula ou depósito de materiais que não podem ficar em local de livre acesso.
Muitos professores afirmam que têm receio de utilizar a sala de informática, por acreditar que os alunos trazem uma enorme bagagem e dominam a utilização do computador. Em partes é verdade, mas as tecnologias, especificamente falando da informática, oferecem vários recursos pouco explorados nas escolas. O mundo contemporâneo que vivemos atualmente é um mundo tecnológico, e a educação não pode está à margem desta tecnologia.
Os professores devem ter em mente que o mais importante não é ensinar os alunos a utilizar os software, e sim ensinar os conteúdos através dos software.
Enfim, as tecnologias permitem que o ensino seja mais interessante aos alunos. E é justamente isso o que falta nas escolas.

Para visualizar este slids clik aqui
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br