ESTE BLOG TEM A INTENÇÃO DE COMPARTILHAR O CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL ATRAVES DE TEXTOS RELACIONADOS A INFORMATICA NA EDUCAÇÃO, APRESENTAÇÕES DE ATIVIDADES, RELATORIOS DE AULAS, PLANOS DE AULAS, E MUITO MAIS...

BEM VINDOS

sábado, 25 de junho de 2011

TEXTOS COLABORATIVOS NA INTERNET
Profª Cláudia Clever

       A grande chave da evolução humana é a cooperação, e não seria diferente quando se trata de novas tecnologias.

       Quando se propôs na Internet os textos cooperativos, no inicio assustou, mas agora vemos vários sites de pesquisa colaborativas sendo utilizados pelos internautas tanto para pesquisa quanto para postarem comentários e tambem colaborar nos textos.
        Essa forma de ver e participar online nos faz seres mais humanizados, ao contrario de que pensam muitos, a interação a distancia sem olhar nos olhos da pessoa nos desumaniza, é bem ao contrario. Se conseguimos colaborar com alguém ou vários alguens sem nem ao menos conhecermos pessoalmente, isso nos remete ao dar sem olhar a quem. Para um melhor aprofundamento nestas questões, principalmente em relação a educação na contemporaneidade leia os seguintes artigos nos seguintes artigos nos links:

quinta-feira, 9 de junho de 2011

TEMPOS MODERNOS??

ESTE CURSO SOBRE INCLUSÃO DIGITAL ESTA ME FAZENDO REPENSAR AS MINHAS DIFICULDADES NO MUNDO DIGITAL, ASSISTA AO VIDEO ABAIXO.

E EU QUE PENSAVA QUE AS DIFICULDADES TECNOLÓGICAS FOSSEM SITUAÇÕES VIVIDAS SÓ NA MODERNIDADE!

KÁKÁKÁKÁKÁ!!!






ALGUMA SEMELHANÇA NÃO É MERA COINCIDÊNCIA!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dos textos analógicos para os digitais

                                                                                                                           Prof.ª Claudia Clever[1]

Toda nova tecnologia que chega até nós, nos causa espanto, primeiro porque a maioria de nós professores viemos de um mundo analógico e esta invasão digital nos assusta e nos faz repensarmos sobre nossos conhecimentos adquiridos ate aqui.
Ao passar pelo primeiro momento de perplexidade, devemos arregaçar as mangas e partir para desbravar este nosso mundo de possibilidades a nossa frente.
Trabalhar de forma a não excluir ou diminuir a importância das aprendizagens posteriores e assim conseguir imiscuir o analógico com o digital eis o grande “bum”, que melhora e resignifica nossa prática.
Podemos e devemos descortinar o mundo digital para nós mesmos e trabalharmos essas descobertas com nossos alunos a fim de compartilharmos mutuamente.
Utilizar o BrOffice Writer, dentro do programa Linux, com os alunos, nos transporta para essa nova esfera de conhecimento, mas ao mesmo tempo nos permite continuarmos em um terreno relativamente conhecido, principalmente quando trabalhamos digitação de texto previamente elaborados pelos alunos em sala de aula, mostrando a diversidade de situações que se pode extrair de uma simples idéia que passa pela nossa resignificação e volta completamente diferenciada, ou seja, temos a princípio um texto em uma folha de caderno e temos o mesmo texto digitado com diversas variantes e possibilidades, que trazem todo um significado diferenciado para o aluno.
Após terem elaborados os textos, os alunos seguem para o laboratório de informática para digitarem os mesmos, utilizando o editor de texto BrOffice-Writer, e também poderão estar inserindo figuras, gifs, tabelas, etc.
Juntamente com estas possibilidades também podemos estar trabalhando os temas transversais ao discutirmos com os alunos a conscientização sobre o cuidado com os direitos autorais, citando sempre as fontes de onde foram retirados os materiais (trechos de textos, citações, imagens, tabelas, etc.) que utilizarem.
Podemos também criar um momento para trocarmos informações sobre os trabalhos, apresentando-os e disponibilizando-os em uma página para comentários e sugestões dos colegas sobre os textos.
Ao final da atividade poderemos promover uma apresentação utilizando o BrOffice-Impress, para a sala ou para a unidade escolar.
Lembrando que os programas que fazem parte do pacote BR Office são:
Writer
Editor de texto muito completo. Com ele você pode criar desde pequenos textos, até escrever um livro inteiro. Ele também permite criar documentos no formato PDF de forma fácil.
Calc
Planilha eletrônica que permite trabalhar com banco de dados. Com ele fica mais fácil realizar processos matemáticos.
Impress
Permite criar apresentações multimídia. Muito utilizado para criar slides.
Draw
Editor gráfico que permite criar desenhos vetoriais.
Base
Permite manipular banco de dados.
Math
Utilizado para equações matemáticas.
Portanto, o BrOffice nos oferece recursos riquíssimos para utilizarmos no âmbito escolar. Cabe a nós educadores desenvolver atividades com o mesmo.




[1] Professora pedagoga, especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional, Mestranda em Psicologia educacional e social. Tutora Presencial da Universidade Luterana no Brasil (ULBRA) EAD.


terça-feira, 7 de junho de 2011

CURSO: INTRODUÇÃOÀ EDUCAÇÃO DIGITAL - LINUX EDUCACIONAL


Olá, blogueiros!

Estou fazendo um curso sobre o Linux Educacional atraves do PROINFO e está sendo o máximo!!!!

Vejam, leiam e comentem sobre as minhas postagens, pois faz parte de minha avaliação do curso.

Bjim a todos!!
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br